A família Trump acaba de avançar mais um pouco em relação ao setor de criptomoedas. Donald Trump Jr. e Eric Trump, filhos do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irão lançar um novo empreendimento focado em bitcoin (BTC), em parceria com a Hut 8, uma das maiores companhias de mineração do mundo.
Nesta segunda-feira (31) foi apresentado o “American Bitcoin Corp.”, subsidiária controlada por fatia majoritária de capital que tem como objetivo se tornar “a maior e mais eficiente mineradora de bitcoin do mundo”.
A empresa, voltada exclusivamente para mineração e o “desenvolvimento estratégico de reservas de bitcoin”, surgiu após a Hut 8 adquirir a participação marjoritária com 80% do négocio, que como parte do acordo, transferiu quase todo o seu equipamento de mineração para a nova companhia.
“Desde o início, apoiamos nossa convicção no bitcoin — pessoalmente e por meio de nossos negócios — Mas simplesmente comprar bitcoin é apenas metade da história. Mineração com uma economia favorável abre uma oportunidade ainda maior”, afirma Donald Trump Jr. após o anúncio.
O American Bitcoin será liderada pelo CEO Matt Prusak, enquanto o cargo de diretor de estratégia será assumido por Eric Trump.
Bitcoin Act dos Estados Unidos
Os Estados Unidos podem acabar se tornando gigante no mercado global de bitcoin nos próximos anos devido o novo projeto de lei da senadora Cynthia Lummis, batizado de “Bitcoin Act 2025”, que estabelece um programa de compra da criptomoeda.
A ideia da lei é de que o governo estadunidense adquira 200 mil unidades de BTC por ano durante 5 anos, chegando ao total de um milhão no final do período, equivalente a 4,8% do total de todo o bitcoin existente.
O governo americano pretende utilizar a criptomoeda como uma “reserva de segurança”, como forma de proteger o dólar contra os perigos da desvalorização e inflação. Além de garantir que os EUA se mantenha a frente no movimento de adoção de ativos digitais.
Entretanto, essa estratégia não impactará somente o país norte-americano, com a consolidação das moeda digitais e do mercado criptoativo, as decorrências acabam refletindo nos preços dos ativos que reagem a sinais positivos, abrindo margem para investidores brasileiros.
Dessa forma, o Bitcoin Act 2025 impulsionará e afetará o mercado de criptoativos como um todo, condicionando grandes altas de moedas alternativas ao bitcoin (altcoins).
Enquanto ainda estava em campanha presidencial, Trump afirmou que todo o BTC restante será feito nos Estados Unidos
Impacto no mercado de ações
Em reflexo das últimas notícias as ações da Hut 8 registraram uma alta de cerca de 5,8% no pré-mercado, porém ainda mantenha uma redução de quase 43% no ano.
Segundo o CEO da mineradora, Asher Genoot, a criação da nova empresa “gera dois negócios focados, porém complementares”, tornando possível a mudança para segmentos “mais previsíveis, financiáveis e com menor custo de capital”.
No momento, o Hut 8 possui um total de 10 mil BTC, sendo o quinto maior detentor corporativo global da moeda, de acordo com dados do Bitcoin Treasuries.