Exchange Traded Fund (ETF) são fundos de investimentos negociados em bolsa de valores. Os ETF’s combinam características de fundos de investimentos e ações, oferecendo diversificação e facilidade de negociação.
Principais vantagens ao investir através de ETF’s:
- Baixo custo. As taxas de administração são menores que as taxas cobradas por fundos de investimentos.
- Gestão passiva: ETF’s replicam índices de mercado, em vez de tentar bater o mercado com escolhas de ativos.
- Liquidez: Os ETF’s podem ser vendidos a qualquer momento pelo preço de mercado.
- Previsibilidade: O desempenho do ETF é normalmente bem próxima a do índice.
Normalmente os ETF’s são indicados para investidores que buscam exposição ao mercado com baixo custo e que preferem simplicidade, em vez de escolher ações individuais para investir.
Os ETF’s que pagam dividendos podem ser considerados uma excelente escolha por parte do investidor que deseja tranquilidade e que gosta de receber dividendos periodicamente.
Exemplo de ETF’s
Um ETF interessante para investir e que está listado no IBOVESPA é o DIVO11. Investindo através do DIVO11, o investidor acessa empresas brasileiras com destaque na distribuição de dividendos e também na distribuição de juros sobre capital próprio.
Características do DIVO11:
- Busca replicar o índice de empresas pagadoras de dividendos.
- Aplicação mínima: R$100
- Taxa de administração: 0,5%
- Imposto de renda: 15% sobre o ganho de capital para qualquer período de investimento.
Comparando o DIVO11 com o BOVA11 ( ETF que replica o índice Bovespa sem se preocupar com o recebimento de dividendos), podemos observar que desde sua criação em em janeiro de 2012 o desempenho do DIVO11 foi superior ao desempenho do BOVA11 conforme mostra o gráfico abaixo. Na linha azul, temos o DIVO11 com rentabilidade total de +216.16% no período e na linha vermelha temos o BOVA11, com rentabilidade total de +107.88% para o mesmo período.
Atualmente o DIVO11 conta com um patrimônio de mais de R$ 1 bilhão. Os principais setores que compõem o índice são o bancário, representando 18.2% de participação, seguido pelo setor de energia elétrica com 13.09% de participação.
Com relação aos ativos que compõem o ETF DIVO11, podemos destacar a CEMIG, Banco do Brasil, Petrobrás, Bradesco e JBS.
Por fim, os ETF’s de dividendos são uma boa opção para quem busca renda passiva com diversificação e simplicidade. Embora muitas vezes não ofereçam a rentabilidade de ações individuais, os riscos acabam sendo menores com exposições a excelentes empresas.