Os dividendos são uma parte do lucro das empresas que são distribuídos para os acionistas, portanto estão ligados diretamente a capacidade da empresa gerar lucro e fluxo de caixa em determinado período de tempo.
Todo investidor deve pensar em adquirir ações de boas empresas que pagam dividendos frequentemente. Essa é uma estratégia que permite ao investidor gerar fluxo de caixa constante que pode ser utilizado para renda ou para investimentos em novos ativos. É uma forma de acelerar o processo de ganhos no longo prazo através dos juros compostos.
Vale ressaltar que quando a empresa distribui dividendos, esses saem do valor do preço da ação, pois a empresa retira dinheiro do caixa para pagar os valores prometidos para os acionistas. Existe saída do caixa da empresa, então não faz sentido a ação estar valendo o que valia antes do pagamento.
Para que a rentabilidade no longo prazo não seja afetada, é altamente recomendável que o investidor reinvista os dividendos, ou seja, pegar o valor recebido e comprar mais ações.
Vantagens dos dividendos
Vantagens de investir em ações pagadoras de dividendos:
- Aumento de renda.
- Menor volatilidade
- Renda passiva através de recebimentos regulares de fluxo de caixa.
- Isenção de imposto de renda no recebimento dos dividendos.
- Liquidez.
- Proteção contra a inflação.
- Retorno acumulado.
Contudo, para investir em empresas pagadoras de dividendo, o primeiro passo seria buscar informações referentes as empresas listadas na Bovespa e perceber qual empresa se encaixa mais no seu perfil de risco. No Brasil existem empresas com balanços robustos que pagam dividendos frequentemente. Apenas é necessário enviar o dinheiro para a corretora de preferência e adquirir os papéis que desejar através do home broker.
Por fim, investir em empresas pagadoras de dividendos é uma estratégia sólida e sustentável ao longo do tempo, para crescimento de patrimônio e conquista de objetivos financeiros. É uma forma de garantir ao longo do tempo, liberdade e estabilidade financeira.