As empresas aristocrats dividend, são empresas americanas negociadas na bolsa de valores de Nova York, que se destacam em pagar dividendos consecutivos e crescentes, a pelo menos 25 anos e de forma consistente.
Dividend Aristocrats
Atualmente, existe o índice S&P500 dividend aristocrats, um índice que mede o desempenho das empresas que aumentaram os pagamentos de dividendos a mais de 25 anos. As empresas que compõem esse índice, se destacam por seus sólidos balanços, lucros crescentes, estabilidade finan
ceira, segurança nos negócios, dívidas em patamares controláveis e excelente gestão. Essas características que fizeram com que essas empresas tenham sobrevivido a diversas crises econômicas e guerras em escala global.
De acordo com os dados do ano de 2023, o índice é composto por 63 empresas pagadoras de dividendos. Entre elas, a Coca-Cola, Johnson e Johnson, Realty Income, British American Tobacco, ExxonMobil Corporation, PepsiCo, Chevron, McDonald’s, entre outras.
Para se expor a essas empresas, uma boa opção para o investidor, é o investimento através de fundo de investimento negociados em bolsa de valores, os chamados ETF’s.
Em suma o ETF NOBL que é um fundo gerido pela ProShares, replica o desempenho das empresas que compõem o índice S&P500 dividend aristocrats, o qual cobra uma taxa de administração de apenas 0.35%.
Vantagens de investir através do ETF NOBL
- Diversificação entre os setores.
- Custo de administração mais baixo que fundos de investimentos.
- Alta liquidez.
- Vantagem tributária.
Desvantagem de investir através do ETF NOBL
O principal critério para que a empresa faça parte do ETF é o pagamento de dividendos e não a saúde financeira da empresa.
De toda forma, o ETF NOBL é uma excelente forma do investidor se expor ao mercado americano. Para obter rendimentos consistentes em dólares no longo prazo.
Apesar disso, é altamente recomendado que o investidor estude os ativos que compõem o ETF e verifique seu perfil de risco antes de investir.