O presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor mais 50% sobre a tarifa já aplicada sobre a China. Nesta segunda-feira (7), Trump disse que a “China jogou errado” ao retaliar as taxas impostas por ele, afirmando que “Eles entraram em pânico”.
Na última semana o país asiatico devolveu a taxação de Trump, com os mesmos 34% definidos por ele. Porém, o presidente dos EUA pareceu não gostar da decisão de Pequim.
“Se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão Tarifas ADICIONAIS à China de 50%, com efeito em 9 de abril”, publicou Trump na Truth Social.
No domingo (6), ele disse que não se preocupava com as perdas que atualmente ja levaram a perda de trilhões de dólares em valor dos mercados acionários do mundo todo, devido o tarifaço.
Se mantida, a retaliação da China começará nesta quinta-feira (10), deixando o mundo mais perto de uma guerra comercial iniciada por Trump.
Trump x China
Após as publicações do presidente norte-americano o desempenho da bolsa foi se negativando, investidores temem os efeitos econômicos de um conflito entre parceiros comerciais. Nesta segunda-feira (7) o mercado já completa seu terceiro dia consecutivo em queda.
Os principais indicadores de Wall Street entraram em baixa, às 14h32 (horário de Brasília), Dow Jones caía 1,26%, o S&P 500 ficava a 0,55% negativo e o Nasdaq recuava 0,35%.
Já na Ásia os resultados não tem foram diferentes, a bolsa de Hong Kong chegou a despencar 13,22%, ao mesmo tempo que o índice CSI da China, caia 11,39%.