O Realty income (O), um dos REITs preferidos entre os investidores da bolsa, se recupera após queda forte em setembro.
O Realty income é um dos maiores Reits do setor de varejo do mundo, com o portfólio formado por mais de 13000 imóveis localizados nos Estados Unidos e Europa. Para se expandir, ele anunciou a aquisição do Spirit Realty por US$9.3 bilhões, o Spirit realty também é um grande Reit do setor de varejo. Além de também ter outros portfólios de ativos em si, dentro do portfólio. Ele é listado na bolsa de valores Americana com mais de 2000 imóveis alugados para inquilinos como Fedex, Best Buy, e várias outras lojas do segmento.
Depois que a aquisição foi anunciada as ações do Realty income despencaram mais de 7%. Será que essa aquisição do reality income, não foi muito bem-vista pelo mercado?
O Spirit realty é negociado na bolsa Americana com o ticket SRCE, e é um ativo principalmente do setor de varejo. Ele tem 2064 propriedades e 99.8% de ocupação, apenas 0.2% dos imóveis deles estão desalocados. Além disso, o ativo possui mais de 340 inquilinos em 37 indústrias diferentes e 49 estados dos Estados Unidos, e esses 2064 imóveis estão bem divididos entre todas as regiões dos Estados Unidos, atendendo diferentes tipos de demandas e clientes.
Objetivo da aquisição do Realty Income
Com essa aquisição, o Realty income fica bem mais posicionado nesse segmento e justamente para captar esse grande portfólio, ele anunciou a aquisição do Spirit. O CEO do ativo disse que a compra vai criar um aumento imediato nos lucros da empresa, com previsão de máximo de 2.5% no FFO, que é basicamente um lucro por ação atual das operações.
É importante pontuar que o reality income não vai depender do mercado de capitais para concluir a aquisição e que irá assumir uma dívida com taxa baixas. O ativo vai basicamente aumentar um pouco da dívida para fazer essa aquisição, sem precisar de emissão de novas cotas.
Motivos da desvalorização
De qualquer forma, o ativo irá emitir novas cotas para os investidores do Spirit. Eles irão receber 0,76 cotas do Realty income para cada ação que eles detiam. Isso representa basicamente um prêmio de 15% em relação ao preço que foi negociado no dia da aquisição.
De certa forma, esse foi o ponto que chocou um pouco o mercado, porque quando um ativo emite novas cotas ele acaba diluindo os acionistas. Então temos aquela famosa movimentação no mercado, ou você tem a recompra de ações pelo próprio ativo ou o ativo tem que dar ações para os acionistas do Spirit.
Entretanto o ativo têm que emitir novas ações para esses acionistas da Spirit e, de certa forma, os acionistas antigos que tem o Realty na carteira acabam sendo um pouco diluídos. Ou seja, eles perdem um pouco de participação, o que não é muito bom pro longo prazo. Contudo, caso o Reit consiga entregar mais lucro ao longo do tempo fazendo essas novas emissões, vale a pena para os acionistas antigos.