As ações da Localiza (RENT3), uma das principais locadoras de veículos do Brasil, tem chamado a atenção dos investidores e os papéis já avançaram 12% esse ano, subindo cerca de 30% desde o final de fevereiro. RENT3 é uma oportunidade de mercado?
Em 2024 a empresa sofreu impactos negativos devido a crescente depreciação da frota e a retomada do aperto monetário, podendo finalmente mudar os resultados no meio do ano, com as expectativas para o fim do ciclo de alta da taxa Selic, principalmente por ter um “balanço sólido e os melhores ratings entre seus pares”, comenta a analista da Empiricus Research, Larissa Quaresma.
Atualmente a alta de 25% dos papéis em março, incluindo valorização do real ante o dólar, e a procurar de nomes betas (métrica de volatilidade de uma ação) para portfólios por parte dos investidores, tem beneficiado a locadora de automóveis.
Segundo os analistas essa estimativa positiva para a Localiza é ocasionada pelos resultados do quarto trimestre de 2024 (4T24), “Acreditamos que Localiza pode continuar subindo se o atual sentimento macroeconômico positivo prevalecer — A administração tem entregado uma perspectiva positiva para o início do ano, particularmente em relação à dinâmica de Seminovos”, diz relátorio assinado por Daniel Gasparete.
“Tarifaço” de Donald Trump: Oportunidade da RENT3?
Além dos motivos citados, um dos pontos que vem ocasionando a alta da Localiza tem sido a tarifa de 25% anunciada pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que atinge a importação de carros novos.
Os analistas apontam que isso beneficiaria a locadora, já que o mercado acabará comprando carros seminovos ao invés de zerados, devido a elevação dos preços dos automóveis zerados, que por consequência impactará os seminovos.
“O grande problema da Localiza hoje é a depreciação, justamente pelo gap que se abriu entre o preço dos carros novos e seminovos. Com esse movimento de alta, os seminovos, que já estão com os preços em terra arrasada, devem acompanhar. Além disso contribuir para uma melhora na depreciação, também contribui para uma melhora nos custos da companhia intrínsecos à renovação dessa frota”, diz analista.
Avaliação dos bancos
Para o BTG Pactual a visão é positiva e de oportunidade sobre as ações da Localiza (RENT3), considerando o primeiro trimestre de 2025 (1T25) como promissor.
“Acreditamos que as tendências do mercado de carros usados observadas no 1º trimestre podem se traduzir em um desempenho trimestral ligeiramente melhor para a Localiza, beneficiando-se particularmente da melhoria nas vendas de carros usados”, afirmam os analistas Lucas Marquiori e Fernanda Recchia em relatório.
O BTG estima um resultado de R$ 792 milhões de lucro líquido no período, o balanço do trimestre será apresentado no dia 14 de maio.
O banco tem recomendação de compra para os papéis da Localiza com preço-alvo de R$ 52, potencial valorização de 48,1% ante último fechamento na terça-feira (1).