Referência para o mercado acionário brasileiro, Ibovespa apresenta grande queda nessa terça-feira (11), recuando 1,29%, a 122.918,10 pontos às 14h52.
Isso aconteceu após publicação do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Truth Social. Afirmando que irá dobrar a tarifa sobre todos os produtos de aço e alumínio provenientes do Canadá que entram no país para 50%.
Trump já teria confirmado a taxação de 25% sobre os produtos para essa quarta-feira (12), porém, mudou de ideia após a implementação da tarifa de 25% pela província canadense de Ontário, sobre a eletricidade que entra nos EUA.
“Além disso, o Canadá deve imediatamente reduzir sua tarifa antiamericana de 250% a 390% sobre vários produtos lácteos dos EUA, que há muito tempo é considerada ultrajante. Em breve, estarei declarando uma Emergência Nacional de Eletricidade dentro da área ameaçada”, publicou o presidente.
Essa mudança aumentou o cuidado dos investidores, levando os principais indíces das ações a operarem no negativo, como em Nova Iorque com Dow Jones recuando 1,59% e S&P 500 e Nasdaq tendo perdas de 1,28% e 0,89%.
Mercado de Câmbio
Na segunda-feira (10), o dólar registrou uma alta de 1,06% cedendo 0,23% a R$ 5,839 nessa terça-feira (11).
O principal motivo para a alta da segunda-feira (10) foi o medo em relação a saúde da maior economia mundial, já que os investidores andam preocupados com uma possível guerra comercial provocada pelo aumento de tarifas, iniciada pelo atual gestor, Donald Trump, podendo afetar uma atividade já em aceleração.
“A alta de ontem foi impulsionada pela aversão ao risco, influenciada pela entrevista de Donald Trump, que evitou comentar sobre uma possível recessão nos EUA, devido às tarifas comerciais com China, Canadá e México”, conta Elson Gusmão, Diretor de Operações da Ourominas.
A mensagem do presidente na última entrevista, foi levada como uma abertura à possibilidade de uma recessão no curto prazo, a fim de satisfazer a implementação de suas medidas econômicas consideradas mais agressivas.
Atualizações da Ibovespa
Na Ibovespa, os ativos da Petrobras (PETR3, PETR4) apresentam um desempenho ruim, com os ordinários (PETR3) perdendo 2,28% enquanto os preferenciais (PETR4), recuam 1,74% na mínima do dia, seguidos da Vale (VALE3) que cedem 0,96%.
O maior ganho do dia vem da Automob (AMOB3) disparando 4%, seguidos da LWSA (LWSA3), antiga Locaweb, e CPFL (CPFE3), que sobem 2,27% e 1,21%, respectivamente.