B3 divulga dados do mercado de Fiis. Segundo relatório, crescimento no último mês foi de 38,8 mil investidores.
O mercado de fundos imobiliários (FIIs) terminou o mês de fevereiro de 2024 com um total de 2,623 milhões de investidores com posição em custódia. Este número representa um aumento de 38,8 mil investidores no mês, quando comparado a janeiro de 2024. Tal crescimento representa uma variação de 1,50% em relação a janeiro.
Em dezembro de 2022, havia cerca de 1,999 milhões de investidores sob custódia, o que significa que houve um crescimento de 31,22% no período.
Do atual número de cotistas de FIIs, aproximadamente 99% se referem a investidores pessoas físicas. Em termos financeiros, a posição em custódia dos investidores pessoas físicas é de 75,5%.
O relatório também traz o total de fundos imobiliários listados na B3, além daqueles negociados fora da bolsa de valores. Eles somam 938 fundos registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regulamenta o mercado financeiro. Desses ativos, apenas 534 têm negócios na bolsa brasileira.
Entretanto, em Janeiro, o patrimônio líquido somado dos Fundos Imobiliários foi de R$ 248 bilhões e o valor de mercado dos FIIs somou R$ 163 bilhões.
Em suma o VISC11 liderou o ranking dos fundos imobiliários mais negociados no mês de fevereiro, com 5,2% do ADTV, Average Daily Trading Volume, que em portugês seria “volume médio diário de negociação” do período. No entanto, o FII mais negociado dos últimos 12 meses, foi o KNCR11 com 4,5% desse ADTV.
Além dos Fiis, o que mais cresceu?
A B3 divulgou o relatório de janeiro para os Fundos de Investimentos das Cadeias Produtivas Agroindustriais, os Fiagros, com um total de 503,2 mil investidores.
Contudo, assim como os Fiis, os investidores pessoa física seguem como maioria entre os cotistas de Fiagros, representando 84% da participação em negociações.
De janeiro para fevereiro, o número de Pessoas Físicas no mercado Fiagro aumentou 8.731, o que representa uma variação de 1,8%.