Os fundos imobiliários são uma forma interessante de investir no mercado imobiliário brasileiro com muito ou pouco dinheiro. O investidor pode negociar as cotas através da bolsa de valores e receber dividendos mensalmente através dessas cotas. Ao adquiri-lás, o investidor será dono de uma parte do imóvel. Entenda seus tipos e vantagens
Tipos de fundos imobiliários
- Fundos imobiliários de recebíveis: São fundos que investem em títulos de dívida gerados a partir de transações de financiamentos e empréstimos. Então os fundos compram essas dívidas e recebem juros ao longo do tempo. Esse tipo de fundo se beneficia fortemente em períodos de inflação e juros elevados.
- Fundos de Tijolo: São fundos que investem em imóveis físicos, como shoppings , galpões logísticos, hospitais, lajes corporativas e residências. Esse tipo de fundo costuma obter valorização quando ocorre uma queda nos juros.
- Fundos híbridos: São fundos imobiliários formados por fundos de papel e fundos de tijolo. Uma grande vantagem desse tipo de fundo é a diversificação.
- Fundos de fundos (FOF’s): São fundos que adquirem cotas de outros fundos de investimento imobiliário. Uma vantagem de investir nesse tipo de fundo é que comprando 1 cota, o investidor estará alocando capital em uma série de outros fundos imobiliários.
- Fiagros: É um outro tipo de investimento bem semelhante aos fundos imobiliários. São fundos que investem em ativos do agronegócio, sejam eles de caráter rural ou ativos de natureza imobiliária.
- Hedge Funds: Esses ativos investem em diversos ativos em vários segmentos do mercado, como ações, moedas, títulos públicos, compra/venda de imóveis, artigos de luxo, derivativos, ativos digitais, vendas a descoberto, commodities, entre outros, e são geralmente direcionados a investidores qualificados.
Vantagens de investir em fundos imobiliários
- Renda passiva mensal.
- Os dividendos são isentos de imposto de renda.
- Previsibilidade nas receitas.
- Diversificação de patrimônio.
- Menor risco de vacância.
- Menor exposição a riscos.
Explore essa oportunidade
Investir em fundos imobiliários e saber seus tipos, é uma das melhores formas para o investidor pessoa física obter uma renda recorrente mensal ao longo do tempo. É um formato de renda variável, onde a volatilidade é baixa quando comparada as ações.
O investidor deve sempre pensar no longo prazo e selecionar bons fundos imobiliários para evitar riscos de liquidez , riscos de mercado e riscos de inadimplência.
Já pensou em ter um time de analistas que busca as melhores opções de investimentos para você e te entrega as melhores recomendações de maneira simples, prática, objetiva e ainda tira todas as suas dúvidas?
Essa equipe existe e você está a um clique de distância desta solução. Saiba mais clicando no botão abaixo: